Acre

Governo inicia perfuração de novos poços artesianos em Cruzeiro do Sul

Publicados

em


Com objetivo de melhorar o abastecimento de água em Cruzeiro do Sul, o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água Saneamento (Depasa) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a perfuração de novos poços artesianos no município.

O trabalho começou nesta quinta-feira, 19, com a perfuração do primeiro poço, na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Sanacre. Com 150 metros de profundidade, a nova fonte de água reforçará a captação da ETA de Cruzeiro.

“Estamos aqui atendendo uma determinação do governador Gladson Cameli para melhorar o sistema de abastecimento de água de Cruzeiro do Sul. Hoje, passamos até 48 horas bombeando para que chegue água nas últimas casas do Formoso. Com os novos poços, vamos melhorar muito o abastecimento”, destacou o gerente do Depasa/Cruzeiro do Sul, José Braz.

Novos poços artesianos reforçarão captação da ETA de Cruzeiro do Sul Foto: Cedida

Além do poço no bairro Sanacre, outros dois serão perfurados. Um no bairro João Alves, também para atender a necessidade de produção da ETA, e outro no bairro Aeroporto Velho, que permitirá abastecer os bairros Aeroporto Velho e Formoso.

Leia Também:  Servidores do Estado são submetidos a testes de Covid-19

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Depasa Cruzeiro do Sul conta com 48 pontos de distribuição (poços artesianos) e uma ETA. A estrutura leva água tratada a 25 mil usuários. “Cruzeiro do Sul é o segundo maior município do Acre.  Por estar distante da capital, e localizado  em área de relevo,  as ações para ampliar e melhorar o abastecimento de água do município demandam estratégias diferenciadas. O governo, por meio do Depasa e também da Seinfra, tem feito todo esforço para garantir agua tratada a todos cruzeirenses”, destacou o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão. 

Otimização de recursos

A perfuração de novos poços para melhorar o sistema de abastecimento de água de Cruzeiro do Sul é a materialização de um projeto que considera necessidades específicas do município. A otimização de recursos foi fundamental para que a ideia saísse do papel.

Para a execução do serviço, as equipes utilizam um  caminhão tipo perfuratriz. O equipamento que já integrava o patrimônio do Estado, foi adquirido ainda durante a gestão do governador Orleir Cameli e, ao longo dos anos, por falta de manutenção, chegou a ficar em desuso. Mas agora, após receber todos reparos necessários, voltou a operar normalmente e será utilizado na execução de projetos para melhorias do sistema de abastecimento de água do estado.

Leia Também:  Governo submeterá protocolo da vacina russa à Anvisa em até 30 dias

“Conseguimos montar uma equipe, de modo que nós mesmos perfuramos os poços, um resultado melhor, por um custo muito menor”, informou o gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul, José Braz.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Acre

Escolas estaduais de Cruzeiro do Sul recebem visita de general do Exército

Publicados

em


O general de brigada Marcelo Lima de Carvalho, do Exército brasileiro, visitou nesta segunda-feira, 23, escolas públicas estaduais de Cruzeiro do Sul, como a João Kubitschek, a Comandante Braz de Aguiar, a Valério Caldas de Magalhães e a São José, estabelecimentos onde estudou.

De ascendência tradicional de Cruzeiro do Sul, a família Lima, o general Marcelo é natural de Rio Branco, mas durante a infância e boa parte da juventude morou no município acreano.

O general Marcelo Lima de Carvalho visitou escolas de Cruzeiro do Sul.  Foto: Onofre Brito

Recentemente promovido, é o primeiro acreano a alcançar o posto de oficial general do Exército. Com sua nova função, foi incumbido de comandar o 2° Grupamento de Engenharia (2°Gpt E), sediado em Manaus (AM).

O general foi recepcionado pelos gestores e suas equipes, que o levaram para conhecer a estrutura, organização e o mecanismo de funcionamento dos estabelecimentos de ensino. Durante as conversas, foram apresentados as mudanças estruturais, principais resultados, conquistas e premiações das escolas, durante os anos de funcionamento.

Na oportunidade, o general parabenizou a gestão das escolas, professores e funcionários pelo comprometimento, que tem desencadeado resultados expressivos de prestígio em nível local, estadual e nacional.

Leia Também:  Governo entrega ônibus, mobiliário e kits pedagógicos para escolas de Assis Brasil
O general conheceu a estrutura, organização e o mecanismo de funcionamento dos estabelecimentos de ensino. Foto: Onofre Brito

“É uma honra voltar às minhas origens e conhecer os trabalhos realizados nas escolas em que estudei. Fui muito feliz aqui, onde tive as sementes do saber plantadas. Meu desejo é contribuir para que  mais crianças possam sonhar e conquistar o espaço que quiserem”, observou.

O general contou muitas histórias vivenciadas nas quatro escolas. “Fui alfabetizado na escola João Kubitschek, no ano de 1977. Na segunda série, hoje o 3º ano do fundamental, eu tinha minha avó, dona Cândida Lima, como professora”. Entre as conversas, aproveitou a visita para presentear as escolas com a bandeira brasileira.

O general foi recepcionado pelos gestores escolares e suas equipes e aproveitou a visita para presentear as escolas com a bandeira brasileira. Foto: Onofre Brito

“É uma honra recebermos a ilustre visita do general Marcelo Lima, filho do senhor Sebastião Morais de Carvalho e da Maria de Nazaré Lima de Carvalho, que também estudou em nossa escola. O ato de ensinar e aprender sempre será motivação para todos que buscam o conhecimento”, disse Rocilene Rodrigues, gestora da Escola Comandante Braz de Aguiar.

O general de brigada tem uma carreira militar de alta relevância, tendo 24 condecorações por seus serviços prestados ao país, com cargos no Brasil e no exterior.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA